O que fazer no pós-Carnaval para não cair em  depressão? - Saúde Bem Explicada

Saúde Bem Explicada14 de fevereiro de 20184min489
IMG_8490-e1519738830194.jpg

O Carnaval foi bom? Você deixou os problemas guardados na gaveta e foi brincar nos blocos? – Sim, você foi ser feliz!

Mas e agora, como você faz para sair da cama, pegar o carro, os meios de transporte lotados, encarar o  trânsito? – no Carnaval estava tudo lotado, certo? Mas é Carnaval! – E  agora para enfrentar as obrigações e as contas para pagar?

Você se recorda dos propósitos e das metas que planejou na virada do ano? Hora de começar a se mexer para colocá-los em prática! Ter objetivos na vida não é fácil e nem simples. Lembra que há três ou quatro dias você colocava em prática o objetivo de se divertir no Carnaval? Mas, o que você fez para conseguir tal feito? Trabalhou, guardou dinheiro, se organizou para ter tempo e aí, foi ser feliz.

Para que a diversão seja garantida o ano todo, evoque o espírito carnavalesco, das músicas, das danças, dos amigos. Sim, dos amigos. Alguns deles devem estar aí ao seu lado. Será que só no Carnaval você consegue rir e relaxar com eles? Por que os lugares que você frequenta não podem ser todos divertidos?

A felicidade é um estado mental e, pode ser estrategicamente aprendida para virar costume. Dentre os hábitos diários, rotinas e decisões, coloque ser feliz sempre. Seja habilidoso para lidar com a vida, com os problemas, com as pessoas e seus comportamentos. E assim, você perceberá que os benefícios serão enormes.

Já que a realidade é arrogante e invasiva e não mais leve como no Carnaval, mostre para ela quem manda na sua vida. Concordar ou negar algumas decisões deve fazer parte dos seus planos de ser feliz. Torne seu ambiente de trabalho um lugar agradável e prazeroso. Não se sinta “preso” ou trabalhando apenas para ganhar dinheiro. Seja feliz!

Seja responsável por sua vida. Angústia, tristeza, stress, não resolvem seus problemas. Suas reações e a forma como você se expressa diz muito sobre a sua pessoa. Por que no Carnaval você estava tão feliz?

Eduque-se para ser feliz! Tenha projetos!

Acordar todos os dias e fazer algo que vai colaborar para alcançar a sua meta de vida é importante para te manter no foco da sua felicidade.

Que as lembranças do espírito de Carnaval te impulsionem o ano todo!

 

Dra. Glauce Cerqueira Corrêa da Silva

Presidente da SBRAMO – Associação Brasileira Multiprofissional em Oncologia

Diretora da Comissão de Psicologia da ABRAMEDE – Associação Brasileira de Medicina de Emergência – Rio de Janeiro e Nacional

Mestre e Doutora pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ