Mulheres se transformam em divas para o Dia das Maes - Saúde Bem Explicada

Saúde Bem Explicada10 de maio de 20185min850
Jany-e-Isabela-01-1280x853.jpg
Em homenagem ao Dia das Mães, comemorado no próximo domingo, 13 de maio, a médica oncologista Sabrina Chagas e a blogueira Day Sant’Anna promoveram a ação Amor de Divas, do projeto Divas, onde cinco mulheres, em tratamento ou já curadas do câncer, foram as estreladas do ensaio fotográfico com os filhos, no jardim de uma casa no Recreio dos Bandeirantes, na Zona Oeste do Rio de Janeiro.
Clicadas pelo fotógrafo Wagner Assis, elas deixaram o amor rolar durante a sessão de fotos. A beleza delas ficou nas mãos de um time de profissionais formado pelo Wanderley Rangel, Priscila Almeida e Mari Merrelho.
As modelos por um dia Jany Sandra de Oliveira Souza, de 54 anos, e a filha Isabela de Oliveira Souza, de 20 anos, viram suas vidas mudarem completamente ao receberem o diagnóstico do câncer.
“ Eu recebi o diagnóstico de câncer de mama com 49 anos. Três anos depois, fui novamente diagnosticada com câncer na outra mama. Na hora foi um susto muito grande, mas o pior momento que passei na minha vida foi quando minha filha Isabela também recebeu o diagnóstico de câncer na tireoide. Pouco tempo depois recebemos a notícia de que era metástase. Ali meu mundo caiu totalmente. Confesso que esqueci completamente de mim para cuidar da minha filha. Nossa relação sempre foi boa, mas melhorou muito depois de tudo que passamos juntas. Fizemos até uma tatuagem para eternizar o nosso amor”.
Idealizadora do projeto, a médica Sabrina Chagas acredita na humanização do atendimento aos pacientes com câncer.
“A proposta dessa terceira edição do projeto foi falar do amor. Esse sentimento tão bonito entre mães e filhos. Confesso que essa etapa foi muito emocionante. Não tem preço ver a felicidade que conseguimos levar para essas mulheres e seus filhos. A sensação é de dever cumprido. Já sabemos que a parte psicológica é muito importante no tratamento e na recuperação. Por que algumas pacientes entraram em depressão, por isso ajuda-las a sentirem bem faz diferença “.
De paciente a defensora da luta contra o câncer, a blogueira Day Sant’Anna aposta nessas inciativas para melhorar a vida de outras pessoas.
Essa etapa do Projeto Divas mexe muito comigo. A maternidade no olhar de paciente é, ao mesmo tempo, o ponto de maior vulnerabilidade e de maior força. Meu maior desespero, em 2016, ao receber o diagnóstico de câncer de mama foi imaginar que meu filho, que então tinha apenas 2 anos, poderia crescer sem uma mãe. Por outro lado, toda vez que encarava um momento difícil do tratamento, pensava que se aquilo era o que se fazia necessário para ver meu filho crescer, estava ok. Por ele e meu marido eu faria aquilo e muito mais. Com esta percepção, de repente tinha a força e a disposição necessárias para encarar qualquer coisa – conta, a mamãe coruja do Gustavo Sant’Anna, de 4 anos.