BRA Certificadora e A4 Quality firmam parceria para atuação nas certificações de compliance no mercado de saúde - Saúde Bem Explicada

Saúde Bem Explicada20 de outubro de 20178min349
c4ab20_a42341759a1a488bb5c366e18102696f_mv2.jpg
Com apoio direto do INLAGS, a A4 Quality Services e a BRA Certificadora, firmaram acordo de parceria para atuarem em conjunto no mercado de compliance.

Da esquerda para direita: Rafael Paim (Endeavour); Rosângela Catunda (A4); Paulo Marcos e Marilia Ehl (INLAGS); Tiago Martins (BRA)

 

Com apoio direto do Instituto Latino Americano de Gestão em Saúde – INLAGS, a A4 Quality Services, maior acreditadora de operadoras de saúde do Brasil junto à ANS e a BRA Certificadora, uma das certificadoras mais especializadas em certificações de compliance do Brasil e que conta com Programa exclusivo de Certificação de Sistemas de Gestão Anticorrupção, firmaram acordo de parceria para atuarem em conjunto neste mercado de compliance.

Tiago Martins, Diretor Executivo da BRA Certificadora, explica como esta parceria irá ocorrer: “A nossa estratégia de atuação nas certificações de compliance, especialmente através do nosso exclusivo Programa de Certificação de Sistemas de Gestão Anticorrupção, é de oferecer de fato um padrão e um modelo de certificação extremamente efetivo e de resultados comprovadamente capazes de agregar valor real para as organizações e para o mercado. Não à toa o Programa que criamos traduziu em requisitos todas as principais leis, normas e diretrizes anticorrupção/antissuborno. Desenhamos um programa não binário e modulado, o que oferece muito mais transparência, objetividade e com uma visão inédita de mercado. Além disso, desenvolvemos uma metodologia de avaliação altamente inovadora, que avança muito além do enfoque de processos aplicado nos modelos tradicionais de certificação de sistemas. Na trilha desse nível de certificação, apesar do conjunto de diretrizes que estabelecemos para o sistema de gestão anticorrupção ser muito completo, tínhamos como estratégia de manutenção da excelência a associação com especialistas de cada mercado, para aprofundarmos as análises, estudos e a definição de requisitos específicos, culminando com a consequente criação de Anexos Setoriais, com requisitos aplicáveis a cada setor. E é isso que construiremos com a A4. O trabalho se inicia com a criação de um Anexo Setorial do Mercado de Saúde que será parte do Programa de Certificação matriz da BRA. Este anexo conterá requisitos adicionais de conformidade que deverão ser atendidos por organizações do mercado de saúde. Na sequência, A4 e BRA atuarão em conjunto na formação de profissionais e nas avaliações das organizações para emissão dos certificados e atestados de conformidade. Será sem dúvida mais um passo para nos mantermos com um modelo de certificação altamente completo e eficaz no que tange a minimização dos riscos de corrupção e elevação da credibilidade do mercado.”

Rosângela Catunda, sócia da A4, ressalta a relevância deste acordo para a A4 e para o mercado de saúde: “A A4 já atua com a acreditação junto às operadoras há alguns anos e hoje é líder neste segmento. Naturalmente os efeitos do combate à corrupção no Brasil fez surgir uma grande demanda também sobre o mercado de saúde. Estávamos há algum tempo estudando de que forma poderíamos dar nossa contribuição e atuarmos com foco neste tema. Vimos no Programa de Certificação da BRA uma grande oportunidade de unirmos forças para realmente criarmos algo muito diferenciado e efetivo. A abrangência dos requisitos do Programa da BRA, o processo e a metodologia de avaliação altamente inovadores, são fatores que foram determinantes para optarmos em firmar esta parceria. A BRA foi a única certificadora que ousou em fazer diferente consciente da ineficácia dos modelos tradicionais e que sempre fizeram parte do nosso cotidiano. Agora, agregaremos a nossa expertise em processos e características do mercado de saúde, para criarmos e atuarmos em conjunto em um modelo realmente de excelência e completo.”

A expectativa é que o Programa de Certificação, incluindo o Anexo Setorial para o Mercado de Saúde, esteja disponível em até 90 dias. Porém, segundo Tiago, as empresas não precisam esperar para iniciar sua preparação na busca por esta certificação: “Os requisitos principais do Programa já estão disponíveis e não mudarão. Estaremos criando um anexo adicional ao que já existe, o que não tira a validade para estes requisitos atuais. Desta forma, empresas do ramo que já desejem se preparar, podem e devem começar desde já a partir destes requisitos principais”. Tiago destaca ainda a importância desta parceria frente aos acordos de reconhecimento já obtidos pela BRA no mercado de saúde para atuação em certificação de compliance: “Havíamos já recebido com muita honra e alegria o reconhecimento do Instituto Latino Americano de Gestão em Saúde (INLAGS). Agradeço muito ao Dr. Paulo Marcos pelo apoio e agora por ter proporcionado o encontro com a A4. Com esta parceria nos consolidamos realmente com uma atuação cada vez mais relevante, especializada e absolutamente diferenciada para o mercado”.

A parceria inclui ainda a atuação conjunta em Workshops e Treinamentos. Ambos destacam inclusive que já está em curso o planejamento do Curso de Formação de Avaliadores para o Sistema de Gestão Anticorrupção BRA/A4, previsto para o primeiro semestre de 2018.