- Saúde Bem Explicada

Saúde Bem Explicada24 de agosto de 20185min193
JulianaAguiar_TimedoSangue_divulgacao-2.png-1280x1921.jpg

Aplicativo de doação de sangue será lançado no ABC

 

O aplicativo Time do Sangue foi lançado no último dia 15  na região do ABC paulista e passou a  operar em quatro postos de coleta da região facilitando a vida de quem gosta de ajudar o próximo. As unidades atendidas são da rede Colsan (Associação Beneficente de Coleta de Sangue) e ficam localizadas em Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul.

A partir de agora, os doadores de sangue que moram nessas cidades contam com a facilidade de poder agendar a doação no posto de coleta mais próximo. Dessa forma, o processo fica mais rápido, já que não há necessidade de aguardar na fila: no horário marcado, o voluntário é atendido. Além disso, o app notifica os doadores quando há campanhas ou quando ele puder realizar uma nova doação. O Time do Sangue está disponível gratuitamente nas plataformas IOS e Android.

O objetivo da implantação nos postos da rede Colsan no ABC é aumentar o número de doações regulares de sangue nessas unidades. Em outras cidades em que o app opera, houve, em média, um aumento de 10%. De acordo com Juliana Aguiar, diretora do Time do Sangue, as facilidades oferecidas pela ferramenta são responsáveis pela redução das desistências. “Como o processo é mais rápido, as pessoas conseguem se programar e, assim, não desistem de doar por causa de uma possível demora no atendimento”, analisa.

Confira quais postos de coleta serão atendidos pelo app Time do Sangue no ACB:

Hospital Estadual Mário Covas
Rua Dr. Henrique Calderazzo,321 – Santo André/SP

 

Centro Hospitalar Santo André
Av. João Ramalho,326 – Santo André/ SP

 

Hemocentro Regional São Bernardo do Campo – Colsan
Rua Pedro Jacobucci, 440 – Jardim das Américas – São Bernardo do Campo/SP

 

Núcleo Regional de Hemoterapia Dr. Aguinaldo Quaresma
Rua Peri, 361 – Oswaldo Cruz – São Caetano do Sul/SP

Quem pode doar sangue?

Segundo o Ministério da Saúde, para fazer a doação de sangue é preciso que o voluntário tenha boa saúde, idade entre 16 e 69 anos e pesando, no mínimo, 50 kg. No caso dos menores de 18 anos, a doação deve ser feita na presença de um responsável legal e mediante a apresentação de um documento oficial com foto.

Além disso, o doador não pode ter contraído doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite. Dentro do período de um ano, homens podem doar quatro vezes e mulheres três. Gestantes e lactantes, além de pessoas que tomaram a vacina contra a febre amarela há menos de 30 dias, não podem doar.

 

Sobre o Time do Sangue

 

O Time do Sangue é uma startup do bem, que tem o objetivo de facilitar o processo de doação de sangue por meio do agendamento via aplicativo. O Time do Sangue conecta hemocentros e doadores e pode, inclusive, ser utilizado em campanhas de doação para atender demandas de emergência. Para o usuário, o diferencial é que o app significa uma melhoria no atendimento, evitando filas de espera.

Criado em 2017, o Time do Sangue está disponível gratuitamente para as plataformas IOS e Android. Por meio do app, o usuário tem acesso a informações pertinentes e recebe lembretes para que possa voltar a doar sangue assim que possível. Já os hemocentros têm a possibilidade de conhecer a demanda de doação e preparar seus colaboradores para receber os doadores de acordo com os horários de agendamento. O Time do Sangue tem como missão atingir os níveis ideais de doação no Brasil, tornando a doação de sangue um hábito.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa Time do Sangue